Desemprego atinge 92% das crianças no país, diz pesquisa

Apenas 8% dos brasileiros de 5 a 13 anos estão garantidos no mercado de trabalho

A taxa de desemprego infantil avançou para 92% nas principais regiões metropolitanas do Brasil, informou nesta quinta-feira o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Segundo levantamento, em Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre apenas 900 mil trabalhadores de 5 a 13 anos estão empregados no país.

Os dados do IPEA revelam que o contingente de crianças desocupadas cresceu 2,5% em relação a fevereiro do ano passado. Este crescimento é ainda maior se consideradas as crianças empregadas com carteira assinada no setor privado.

A pesquisa aponta o dever de casa e as brincadeiras de rua como os principais empecilhos para que as crianças brasileiras procurem trabalho.

“É lamentável o que estamos fazendo com a infância de milhões de brasileiros”, comenta o economista Aníbal Castelo de Souza. “Devemos estimular a abertura de vagas em setores como agricultura e mineração para garantir a empregabilidade dessa gurizada”, defende.

Entre as medidas propostas pelo economista para a redução do desemprego infantil, está o incentivo à indústria.

“O governo federal deveria oferecer isenção fiscal aos fabricantes de tênis e artigos esportivos que hoje atuam na China”, explica Aníbal. “Assim, milhares de posições de trabalho seriam criadas para as crianças brasileiras”, justifica.

A pesquisa do IPEA não considerou os empregados na venda de balas no semáforo e pedidores de esmola.

Total
1
Shares
26 comments
  1. espero que a Dilma dê um jeito nisso…… tenho sobrinhos que estão desempregados, vivem fazendo bicos para se sustentar e tem que recorrer a mesadas dos pais, triste e lamentável…..

  2. que absurdo, as crianças são o futuro do país, o incentinvo ao mercado profissional deveria começar desde os 5 anos, mas vemos que isso não acontece. por isso hoje ocorre o absurdo de crianças de até 12, 13 anos estarem em casa dependendo dos pais. lamentável.

  3. Acho que esses índices devem ser comemorados e não causar indignação. Afinal, o trabalho infantil não é proibido em nosso país? Lugar de criança é na escola, e trabalho só depois dos 16. Enquanto isso, o governo tem o dever de manter as políticas públicas capazes de dar condições de vida dignas à população.

  4. Nosso país precisa elevar este percentual a níveis aceitáveis… já tivemos até Presidente da República que, além de ter nascido analfabeto, frequentou os bancos escolares pouquíssimo. Vamos nos espelhar na Índia e no Djibuti. E parabéns ao Barrelas Herald pelo furo jornalístico.

  5. Incrivel este país, realmente é a morte de nossas crianças estar na escolas, desocupadas durante o periodo escolar, irritadas com um ensino falido e sendo obrigadas a se entregar a cargos no crime organizado e muitas vezes até liderar “gangsters” em tão tenra idade, muitos por não trabalhar, revoltam-se com tudo isso e lideraram quadrilhas podendo tornarem-se nossos politicos de amanhã, como fortes candidatos ao nosso voto. ”Trabalho para as crianças hoje” é a garantia de um futuro melhor para toda a nossa nação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

“Game of Thrones” supera “Bíblia” na lista de livros de fantasia mais vendidos do século

Next Article

Papai Noel está com Covid-19, diz jornal alemão

Related Posts