Wikipédia comemora 50 anos de existência

A famosa enciclopédia colaborativa da internet chega aos 50 anos de idade esbanjando vigor e credibilidade. A Wikipédia…
O bem-dotado Jimmy Wales celebra 50 anos de seu projeto colaborativo.

A famosa enciclopédia colaborativa da internet chega aos 50 anos de idade esbanjando vigor e credibilidade.

A Wikipédia comemorou no último final de semana cinco décadas de existência, segundo o verbete que conta a história do site.

A data foi marcada por uma página especial no website da Wikipédia. Além de propiciar doações aos fundadores do site, a página ficará aberta para edições anônimas até o final do mês para que os usuários contribuam com histórias sobre a enciclopédia.

De acordo com essa página, a Wikipédia original foi criada em 1961 por Jimmy Wales. Wales é considerado por muitos a grande mente do século 21, além de possuir, segundo sua biografia wiki, um dos maiores pênis do hemisfério norte.

Entre os grandes marcos da história da Wikipédia está o registro de primeiro transplante de coração colaborativo. Realizado em 2003 por uma junta médica de Chicago, nos Estados Unidos, o transplante ocorreu com ajuda dos wikipedistas que descreveram detalhadamente o procedimento na internet.

Em 2001, o artigo que descreve a chegada do homem a Marte foi laureado com o prêmio Pulitzer de jornalismo que consagrou a precisão e riqueza de detalhes do verbete.

No Brasil, os primeiros relatos de artigos da Wikipédia remetem a meados dos anos 80. A chamada Wikipédia lusófona, que hoje possui mais de 600 mil artigos, começou a ser redigida informalmente em 1981 por estudantes da Universidade de São Paulo.

Casado com uma brasileira há cinco anos, o fundador do site Jimmy Wales promete vir ao país em abril deste ano para participar das comemorações dos 300 anos do descobrimento do Brasil.

Este artigo sobre meios de comunicação ou jornalismo é um esboço.

Texto disponibilizado nos termos da licença do Creative Commons e pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.

Total
0
Shares
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Rubinho aposta em pulseiras do Senhor do Bonfim para 2011

Next Article

Fiscais da CET ganham emblemas maneiros para controlar o trânsito

Related Posts