De braços erguidos, Cristo Redentor volta a ser o mais alto

Após temer perder status para um Cristo polonês, o Rio reposicionou o Redentor: braços para o alto, junta hidráulica e sete metros extras. O monumento agora lidera ranking de “maior escultura branca” e deve ganhar bola de concreto para a Copa, enquanto artistas reclamam e vendedores celebram o feito carioca.

RIO DE JANEIRO — A Prefeitura do Rio de Janeiro retirou nesta terça-feira as lonas de proteção que encobriam o Cristo Redentor havia 12 dias, revelando o monumento com os braços agora apontados verticalmente para o céu e, com isso, 7 metros mais alto que antes.

O subsecretário municipal de Turismo, Roger Rogério Lima, afirmou que a alteração foi motivada por “flagrante risco de déficit simbólico” depois que a cidade de Świebodzin, na Polônia, inaugurou em 2010 um Cristo de 42 metros. “Não podíamos deixar nosso principal ativo de branding abaixo da média europeia”, declarou.

Com a nova postura, a estátua carioca atinge 45 metros, ultrapassando a polonesa e retomando, segundo o Instituto Nacional de Métricas Religiosas, o título de “maior escultura branca de Cristo no hemisfério ocidental” — categoria criada pelo próprio instituto na manhã de hoje.

O projeto, orçado em R$ 7 milhões e financiado integralmente pela comunidade do Morro da Panela, incluiu a instalação de juntas hidráulicas nos ombros “para eventuais ajustes futuros”, além da preparação da mão direita para sustentar uma bola de futebol de concreto de 3 toneladas, prevista para ser adicionada em maio de 2026, às vésperas da próxima Copa do Mundo.

“Ele vai virar nosso goleiro celestial, fechando não só o ângulo, mas também qualquer desvio de fé”, explicou Lima, salientando que a manobra recebeu bênção tácita da Arquidiocese “por e-mail”.

Entre guias turísticos no Corcovado, a recepção foi majoritariamente positiva. “Agora parece que Jesus vai levantar voo e resolver o trânsito do Rio de uma vez”, comentou Douglas de Miranda, 19, vendedor de cocadas, enquanto reorganizava chaveiros que já não cabem nas miniaturas antigas.

A mudança, contudo, dividiu artistas locais. O cantor Herbert Vianna criticou o projeto por descaracterizar referências visuais consagradas. “Em ‘Alagados’ eu canto dos braços abertos no cartão-postal; trocam por braços levantados e jogam minha metáfora no lixo”, afirmou, prometendo “revisitar a letra” para versões futuras.

A inauguração oficial está marcada para domingo, às 8h, com pocket show do padre Marcelo Rossi, distribuição de 15 mil velas LED patrocinadas e lançamento simbólico de 45 pombos-drone teleguiados pela Guarda Municipal.

Total
0
Shares
28 comments
  1. Sem contar que assim fica mais parecido com as pessoas de bem que visitam o RJ. Logo ao chegar “perdeu perdeu preiboi”. Erguei as mãos e liberai o celular, a carteira e a bolsa.

  2. “Herbert Vianna foi um dos artistas que vociferaram contra a obra. “É um absurdo isso que estão fazendo! Em “Alagados” eu canto que a cidade que tem braços abertos no cartão postal.” Da pra ver q nem a musica vc entendeu… Se qr fazer algo fake, pelo menos estuda um pouco

  3. Excelente iniciativa da secretaria de Turismo e da comunidade do morro da panela que dipos de 7 milhoes do seu orçamento que poderiam ser aplicados em obras de infraestrutura e saude do bairro.
    Ah ,e alem da bola na mão direita poderia colocar uma tocha na esquerda,antecipando para as olimpiadas de 2016.

Deixe um comentário para Burro pra Baralho! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Robossauro complica trânsito em São Paulo e prefeitura cogita negociar

Next Article

Desfiles marcam início das comemorações dos 20 anos do Mensalão

Related Posts