De braços erguidos, Cristo Redentor volta a ser o mais alto

Após temer perder status para um Cristo polonês, o Rio reposicionou o Redentor: braços para o alto, junta hidráulica e sete metros extras. O monumento agora lidera ranking de “maior escultura branca” e deve ganhar bola de concreto para a Copa, enquanto artistas reclamam e vendedores celebram o feito carioca.

RIO DE JANEIRO — A Prefeitura do Rio de Janeiro retirou nesta terça-feira as lonas de proteção que encobriam o Cristo Redentor havia 12 dias, revelando o monumento com os braços agora apontados verticalmente para o céu e, com isso, 7 metros mais alto que antes.

O subsecretário municipal de Turismo, Roger Rogério Lima, afirmou que a alteração foi motivada por “flagrante risco de déficit simbólico” depois que a cidade de Świebodzin, na Polônia, inaugurou em 2010 um Cristo de 42 metros. “Não podíamos deixar nosso principal ativo de branding abaixo da média europeia”, declarou.

Com a nova postura, a estátua carioca atinge 45 metros, ultrapassando a polonesa e retomando, segundo o Instituto Nacional de Métricas Religiosas, o título de “maior escultura branca de Cristo no hemisfério ocidental” — categoria criada pelo próprio instituto na manhã de hoje.

O projeto, orçado em R$ 7 milhões e financiado integralmente pela comunidade do Morro da Panela, incluiu a instalação de juntas hidráulicas nos ombros “para eventuais ajustes futuros”, além da preparação da mão direita para sustentar uma bola de futebol de concreto de 3 toneladas, prevista para ser adicionada em maio de 2026, às vésperas da próxima Copa do Mundo.

“Ele vai virar nosso goleiro celestial, fechando não só o ângulo, mas também qualquer desvio de fé”, explicou Lima, salientando que a manobra recebeu bênção tácita da Arquidiocese “por e-mail”.

Entre guias turísticos no Corcovado, a recepção foi majoritariamente positiva. “Agora parece que Jesus vai levantar voo e resolver o trânsito do Rio de uma vez”, comentou Douglas de Miranda, 19, vendedor de cocadas, enquanto reorganizava chaveiros que já não cabem nas miniaturas antigas.

A mudança, contudo, dividiu artistas locais. O cantor Herbert Vianna criticou o projeto por descaracterizar referências visuais consagradas. “Em ‘Alagados’ eu canto dos braços abertos no cartão-postal; trocam por braços levantados e jogam minha metáfora no lixo”, afirmou, prometendo “revisitar a letra” para versões futuras.

A inauguração oficial está marcada para domingo, às 8h, com pocket show do padre Marcelo Rossi, distribuição de 15 mil velas LED patrocinadas e lançamento simbólico de 45 pombos-drone teleguiados pela Guarda Municipal.

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  1. Sem contar que assim fica mais parecido com as pessoas de bem que visitam o RJ. Logo ao chegar “perdeu perdeu preiboi”. Erguei as mãos e liberai o celular, a carteira e a bolsa.

  2. “Herbert Vianna foi um dos artistas que vociferaram contra a obra. “É um absurdo isso que estão fazendo! Em “Alagados” eu canto que a cidade que tem braços abertos no cartão postal.” Da pra ver q nem a musica vc entendeu… Se qr fazer algo fake, pelo menos estuda um pouco

  3. Excelente iniciativa da secretaria de Turismo e da comunidade do morro da panela que dipos de 7 milhoes do seu orçamento que poderiam ser aplicados em obras de infraestrutura e saude do bairro.
    Ah ,e alem da bola na mão direita poderia colocar uma tocha na esquerda,antecipando para as olimpiadas de 2016.

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