Primeiro lote de restituição do IR vai para Eike Batista

O empresário Eike Batista é único presente no 1º lote de restituição do Imposto de Renda deste ano.

A Receita Federal liberou hoje a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física deste ano.

Apesar da expectativa de milhões de contribuintes, este primeiro lote será restituído a apenas uma pessoa, o empresário e multi-milionário Eike Batista.

Eike Batista é a oitava pessoa mais rica do mundo e possui uma fortuna estimada em R$ 27 bilhões.

Sua restituição deste ano será de cerca de R$ 1,8 bilhão, o que consumirá integramente o valor reservado pela Receita para o pagamento do primeiro lote de devoluções.

“Começamos a fazer a contabilidade do doutor Eike em meados de junho do ano passado”, comentou Rômulo Lopes, contador da família de Eike Batista. “Como ele possui bens que não acabam mais, levamos cerca de 4 meses para preencher o formulário do IR, além de mais 3 dias somente para transmitir tudo pelo Receitanet.”, disse Lopes.

A Receita Federal confirmou por meio de nota, que Eike Batista foi o segundo brasileiro a declarar Imposto de Renda.

“Houve um sujeito que declarou antes dele, logo à meia-noite”, declarou Márcio Carneiro, superintendente da Receita Federal. “Mas esse contribuinte caiu na malha fina, pois declarou apenas um veículo Celta e 9 mil reais de patrimônio, o que abriu nossos olhos para uma possível sonegação.”

Ainda segundo Carneiro, foi cogitada a inclusão de Eike Batista na malha fina, mas a análise de seus bens declarados levaria cerca de 2 anos e foi rapidamente descartada.

Para quem ficou de fora deste 1º lote, a próxima restituição será divulgada em 8 de julho, no site http://www.receita.fazenda.gov.br/.