Pesquisa Ibope indica vitória no segundo turno

Na mesma pesquisa, o instituto dá como certa a derrota de um dos candidatos.

A pesquisa de intenção de voto do Ibope divulgada hoje aponta para eleição de um candidato à presidência nas próximas eleições.

De acordo com o levantamento, os candidatos Dilma Housseff (PT) e José Serra (PSDB) estão entre os dois políticos favoritos do eleitorado.

Considerando apenas os votos válidos – excluindo brancos, nulos e indecisos – a intenção de voto em Serra ou em Dilma é de 98%. Esse é o mesmo percentual verificado na pesquisa divulgada na última sexta-feira.

A margem de erro de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Se confirmados os resultados, esta será a 36ª vez que um político ocupará o cargo de Presidente do Brasil.

“Sem dúvida esta é uma vitória da classe política”, comemora o jornalista Diogo Amorim. “O eleitorado brasileiro mostra que aprova o trabalho que os políticos têm feito, caso contrário não estaria elegendo políticos há mais de 20 anos”, comenta.

Desde a volta do voto aberto para Presidente da República em 1989, 100% dos votos válidos foram em políticos candidatos ao cargo.

A pesquisa Ibope também revelou dados sobre as eleições nos Estados em que haverá segundo turno para Governador. O cenário de vitória se repete em Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Piauí, Paraíba, Alagoas e Goiás, além do Distrito Federal.

A pesquisa Ibope ouviu 12 eleitores nos dias 17 e 18 de outubro, em 2 municípios de todo o país.