Operação contra pirataria afunda três navios no Rio de Janeiro

A poucas semanas do Natal, a Polícia Federal e a Marinha deflagraram juntas na manhã desta quinta-feira uma…
A PF acertou em cheio na rota de entrada de produtos falsificados no país.

A poucas semanas do Natal, a Polícia Federal e a Marinha deflagraram juntas na manhã desta quinta-feira uma nova ação naval para combater a entrada de produtos piratas no país.

A Operação Caribe, como foi batizada, é a maior do gênero do Brasil e contou com o apoio tático do submarino Timbira para afundar três navios suspeitos que se aproximavam da costa do Rio de Janeiro.

O ataque aos corsários começou às 4h. Após cercá-los, uma equipe de 40 policiais embarcou em um dos navios para executar um mandato de busca e apreensão.

Segundo a Polícia Federal, a estimativa é que cerca de 20 toneladas de produtos como roupas, óculos e tênis que imitavam marcas famosas tenham sido afundados com as embarcações no ataque. No Brasil, cerca de 59% dos DVDs comercializados são piratas.

No navio, um dos supostos contrabandistas recusou-se a mostrar a mercadoria pirata. Por esse motivo, foi obrigado a marchar sobre a prancha e em seguida foi jogado aos tubarões da Baía de Guanabara.

“Esta operação foi a melhor ideia que a PF teve para acabar de vez com a festa da pirataria no nosso território”, explica Marcio Chilaverría, grão-duque da Anada (Associação Nacional dos Direitos Autorais).

Para Chilaverría, a solução para o problema está em afundar qualquer navio de procedência chinesa ou paraguaia. “Temos que proteger os consumidores desses produtos de baixa qualidade. Vamos defender nossas fronteiras! Aumentar impostos para controlar o comércio ultramarino! Fogo no convés!”, esbravejou.

Após o afundamento dos navios, banhistas em algumas praias da região norte do Rio foram surpreendidos com vários barris de rum. No entanto, nenhuma mídia pirata, como CDs e DVDs, foi avistada.

Os membros da tripulação detidos foram ouvidos e depois liberados. As gaiolas de bambu encontradas passarão por perícia.

Total
0
Shares
2 comments
  1. A pirataria no Brasil realmente está se tornando um caso alarmante. Recentemente, fiquei sabendo de mais um navio que trazia produtos piratas.

    Segundo um alto comandante da Marinha, que pediu para não ser identificado, o navio transportava políticos que seriam vendidos “a preço de banana” aqui no Brasil.

    Mais uma vez a Marinha agiu rápido a afundou o navio. A carga pirata foi devorada por tubarões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Pedestres da Rua 25 de Março passarão a pagar a pedágio

Next Article

Novo acessório permite uso do iPhone para falar

Related Posts