Exclusivo:

Microfone vaza e Faustão critica Nietzsche ao vivo na TV

Sem saber que estava no ar, Faustão fez duras críticas ao pensador alemão.

O apresentador Fausto Silva lamentou por meio de uma nota na manhã desta segunda-feira as palavras proferidas na última edição do Domingão do Faustão.

Na tarde de ontem, sem saber que o áudio de seu microfone estava sendo transmitido, Faustão teceu duras críticas ao filósofo alemão Friedrich Nietzsche.

Foi durante a exibição do quadro Vídeo Cassetadas, que Faustão vociferou contra o pensador niilista.

“Que merda, Nietzsche! Uma crítica da moral não pode ser uma contra-moral afirmativa, muito menos orientada por uma negação abstrata de toda moral!”, disse o apresentador enquanto a TV exibia um jovem escorregando de sua bicicleta em um vídeo de 1988.

Quando notou que estava no ar, Faustão tentou corrigir. “Ô loco, meu, olha aí bicho, vem aí ‘Como sacanear o cunhado’, agora, nas cassetadas do domingão”, soltou constrangido.

A gafe de Faustão teria repercutido muito mal nos bastidores da TV Globo, que tradicionalmente defende em sua programação o legado da obra de Nietzsche e valores como o racionalismo e a não-indubitabilidade da verdade.

Mais tarde, o apresentador da TV Record Gugu Liberato, sabendo da falha do concorrente, também chegou a ironizar o comentário de Faustão.

“Meu amigo Fausto, a rudeza e as contradições de Nietzsche devem ser interpretadas como testemunhas da dureza e das contradições objetivas, que outros filósofos não observaram ou até encobriram”, alfinetou Gugu durante seu programa.

A Globo ainda não se manifestou sobre o caso.