Google anuncia fim do Wave e do Orkut

Como o Google Wave, o Orkut será desligado e uma rede social de verdade poderá ser criada.

Por meio de uma nota em seu blog oficial, o Google confirmou que os serviços Google Wave e Orkut serão descontinuados até o final deste ano. Segundo a gigante de buscas, será criada uma nova iniciativa para que o Google finalmente entre no mercado de redes sociais.

O término do Google Wave chegou a surpreender seus 42 usuários, mas gerou pouca repercussão no mercado. Já o fim do Orkut deve mexer bastante com a Internet no Brasil.

Considerado um celeiro da intelectualidade popular brasileira, o Orkut passou a perder usuários quando os brasileiros descobriarm como desperdiçar horas em jogos como Farmville e Mafia Wars, hospedados no concorrente Facebook.

O analista de Mídias Sociais Eduardo Sordi disse não estar surpreso com a decisão. “Olha, o Orkut só tinha gente feia e banguela. É melhor desligar tudo antes que só restem usuários pedindo esmola lá”, constatou.

Com o fim desses serviços, Orkut e Wave juntam-se a outros insucessos recentes da empresa como Google Answers, Google Teen, Google Radio e Google Whores, que também foram desligados.

O Google prometeu trabalhar em nova plataforma. Ela seria baseada nos conhecidos ‘scraps’ do Orkut e aproveitará a interface do Google Buzz, ainda considerado pelo Google como ‘uma revolução na web’.

“Estamos ansiosos pelo que desenvolveremos a seguir”, comentou um executivo do Google. “Assim que terminarmos de jogar essa partidinha de videogame, nossa equipe estará pronta para trabalhar em mais essa inovação”, comentou.