Estudo: Paintbrush é o mais usado para gráficos na web

A criação de gráficos profissionais no Paintbrush está ao alcance de qualquer criança.

O software Paintbrush, também conhecido como Paint, foi considerado a melhor ferramenta para a criação de infográficos para a internet em pesquisa realizada pela Microsoft nos Estados Unidos.

Apesar de contra-intuitivo, o estudo revelou que o Paint ganha de seus similares Photoshop e Illustrator nos quesitos simpliciade e desempenho. Segundo depoimentos, os gráficos no Paint são singulares e o programa parece ter sido feito para crianças.

A pesquisa foi feita entre mais de 3 mil designers responsáveis pela criação de gráficos e mostrou que os conhecidos produtos da Adobe foram superados por um do melhores produtos da linha da Microsoft, que detém 60% das preferências de uso.

“É certo que cada software tem seu nicho definido, mas essas fronteiras estão cada vez mais em ‘blur’, e devemos estar atentos a novas necessidades de uma mídia em constante evolução como a web”, diz Rebecca Layers, gerente de produtos da Adobe. “Provavelmente lançaremos uma versão simplificada do Illustrator para competir com a Microsoft”, adianta.

Já do lado da Microsoft, o Paint segue causando muito orgulho. “Nossos 3 softwares carros-chefes são campeões pois são minimalistas e fáceis de usar”, diz o assistente sênior de marketing da Microsoft Charles Pammer. “Quando você menos espera usa um deles: seja o Paint, o Notepad ou a Tela Azul da Morte”, concluiu.