Decepcionados com União Européia, Grécia e Hungria integrarão Mercosul

A aliança entre Hungria, Grécia e Mercosul trará um grande intercâmbio econômico e de práticas de churrasco.

A situação econômica dos países europeus parece mesmo não dar  sinais de melhora. Enquanto esse cenário permanece obscuro, algumas nações já estão se mexendo e buscando alternativas que beneficiem suas populações.

A medida mais drástica foi anunciada por dois dos países em pior situação: hoje pela manhã, Grécia e Hungria declararam que estão deixando a União Européia e devem integrar em breve o Mercosul.

O presidente Húngaro, László Sólyom, falou com a imprensa logo depois de anunciar a decisão. “A situação na Zona do Euro não estava mais sustentável, então partimos para negociar nosso passe com outros grupos comerciais, como o Benelux e os Tigres Asiáticos. No entanto, a proposta do Mercosul foi a mais atrativa, tanto em termos financeiros como por tempo de contrato”, anunciou Sólyom

Perguntado se a distância física entre os dois países europeus e a América Latina traria dificuldades para o novo tratado, o chanceler Grego, Geórgios Papandréu, justificou a escolha fazendo menções históricas, citando conexões de longa data entre Grécia e Brasil: “a Grécia é um país muito respeitado por seus filósofos, como Platão e Sócrates; o Brasil, por sua vez, também possui filófosos bastante renomados, principalmente jogadores de futebol, como o Gérson, com sua lei da vantagem em tudo, e o Jardel, quando afirmou que Clássico é Clássico, e vice-versa”.

Outra ligação muito forte entre as duas nações também foi destacada: a Mitologia. “A Grécia possui larga história nesse ramo, com sua infinidade deuses e lugares sagrados, como o Olimpo. No entanto, tão importante quanto esses heróis sagrados são o saci-pererê, boitatá e curupira, personagens do rico folclore brasileiro”, afirmou o embaixador grego no Brasil, Hércules Astapópolus.

Ainda não há uma data para a integração de Grécia e Hungria ao Mercosul. Rumores dão conta de que isso deverá ocorrer logo após o término da Copa do Mundo.