Russo Dark Alex anuncia destravamento do PS3

Para destravar o PS3, um chip de desbloqueio deve ser instalado no console.

Finalmente aconteceu o que fãs de videogame esperavam há anos. O programador russo Alexander Pustoscholoff, mais conhecido como Dark Alex, anunciou ontem durante uma entrevista que conseguiu entrar no sistema do PlayStation 3, inserindo linhas de comando que permitem que o console rode qualquer tipo de jogo ou aplicativo. “Destravar o PSP (versão portátil do PlayStation) foi mais simples, no caso do PS3 eu cheguei a perder noites de sono sem conseguir chegar a uma solução”, afirmou o hacker durante uma conversa telefônica.

A façanha de Dark Alex foi comemorada pela Secretaria de Assuntos Tecnológicos Atuais do governo russo. Embora o destravamento seja ilegal e não autorizado, ele traz benefícios ao mercado de tecnologia na Rússia como a geração de empregos para a produção de mais chips desbloqueados.

O destravamento do PS3 promete ser uma revolução na história dos videogames. “Para hackear a versão Fat foi mais fácil do que o Slim. Quando descobri um algoritmo comum entre as duas plataformas, foi tranquilo”, conta Alex para a imprensa brasileira. “Os usuários poderão fazer o destravamento baixando um novo firmware e instalando um chip adicional. Espero que essas mudanças de hardware não dificulte o processo para os mais leigos. De qualquer forma, eu sei que aí no Brasil tem um bairro chamado Santa Ifigênia que reúne vários técnicos capacitados para esta tarefa”

O Diário de Barrelas conseguiu realizar o destravamento seguindo as instruções de Dark Alex e os colegas da redação ficaram jogando videogame por horas. Uma das grandes novidades é que com o PS3 destravado já é possível jogar os games da série Mario, que antes era apenas disponível para plataformas da Nintendo. “É inacreditável, poder ver Mario Kart rodar num PlayStation”, comemora Plínio Santana, jornalista de Barrelas. “Melhor ainda foi poder usar a PSN sem correr o risco de ser bloqueado, como aconteceu com os usuários do Xbox 360 na rede da Microsoft”.

Outro que comemorou muito a façanha de Dark Alex foi o brasileiro especialista em games Vitor Moreira. “Fiquei muito admirado quando vi o PS3 rodando clássicos do Atari como Space Invaders, River Raid e Frog”, afirmou Vitor. “Mas eu me perdi mesmo foi jogando Didi na Mina Encantada, do Odissey”, concluiu.

Segundo o especialista, jogar com o PS3 destravado tem como inconveniente o fato dos discos serem rejeitados pelo console esporadicamente. “Quando isso acontece, a dica é fazer como nos antigos cartuchos de N64. É só pegar o disco, dar uma assoprada forte na sua superfície e bater duas vezes levemente na coxa. Se mesmo assim não funcionar, a solução pode ser assoprar dentro do console ou caprichar um pouquinho mais nas batidinhas na coxa”, avisa Dark Alex.

Mais um detalhe importante é que a inicialização do PS3 destravado deve ser feita apertando o botão de força e mantendo-o apertado por 5 segundos. Ao fazer isso, o sistema irá apresentar um campo com espaço para digitação de comandos. Entre a código GOATSE e clique em OK. “Decidi usar esse código depois de fazer uma pesquisa por imagens no Google”, completou Alex. “Vale a pena conferir.”