Criada nova unidade monetária para medir lucros de bancos

Pentalhão agora será usado para contabilizar lucros de bancos

Os crescentes lucros gerados pelos bancos provocaram uma mudança no sistema monetário brasileiro. A partir de 2012, os resultados de instituições financeiras serão contabilizados em Pentalhões, não mais em reais.

Representado pelo símbolo P$, o Pentalhão terá o valor equivalente a R$ 1.123.010,00 e entrará em vigor na economia em 1º de janeiro de 2012. Assim, será resolvido um antigo problema em relatórios e balanços financeiros dos bancos.

“Não é de hoje que o pessoal reclama. Sempre que atingimos um melhor resultado, fica mais difícil de ler os relatórios. É muito número”, afirmou Pedro Vasconcelos, vice-presidente do BICOB (Banco Inteligente do Centro-Oeste Brasileiro).

A nova unidade monetária deve ser publicada no início da próxima semana. Assim, os bancos poderão adaptar seus sistemas para, no próximo semestre, passarem a contabilizar seus lucros com o Pentalhão. “Nossos reports ficarão mais bonitos, mais clean. Era o que precisávamos!”, comemorou Vasconcelos.

E, além da unidade monetária para grandes quantidades de dinheiro, uma comissão especial estuda outra mudança na economia brasileira. Segundo fontes ligadas ao governo, há planos para a criação do Merreca (M$). Assim, o salário mínimo também deixaria de ser contabilizado pelo Real.