Conmebol anuncia: Campeão da Libertadores joga Copa do Mundo

Em mais uma decisão surpreendente, a Conmebol (Confederação Sulamericana de Futebol) mudou o regulamento de seus torneios. A…
A direção da Conmebol apresentou hoje as novas regras de classificação entre torneios.

Em mais uma decisão surpreendente, a Conmebol (Confederação Sulamericana de Futebol) mudou o regulamento de seus torneios.

A partir de 2011, além de se classificar para o Mundial de Clubes da Fifa, o campeão da Taça Libertadores da América também terá direito a uma vaga na Copa do Mundo de Seleções.

Segundo o porta-voz da entidade, Hernán Léon, as tratativas com a Fifa haviam começado em 2008. “Há dois anos temos falado com o pessoal da Suíça. Queríamos dar uma importância maior para a Libertadores e tivemos essa ideia. Por que o nosso campeão não poderia jogar uma Copa? Não haveria nenhum impeditivo!”, explicou.

Assim, o quarto colocado no Campeonato Brasileiro de 2010 poderá jogar a Taça Libertadores de 2011. E, sendo campeão do torneio continental, estará classificado para a Copa do Mundo de 2014. Porém, se um clube brasileiro for campeão da Copa Sulamericana de 2010, é ele que terá esse direito.

“Um dos nossos maiores desafios foi a redação de um trecho em especial do regulamento. Imagine essa situação: O Botafogo do Rio consegue a classificação para a Copa do Mundo. E, em alguma partida enfrenta o Uruguai. Como fica o Loco Abreu? Joga em qual dos times?”, exemplificou Léon.

A solução encontrada por Conmebol e Fifa foi a mais simples. “No início do jogo, o vencedor do cara e coroa também escolherá se o tal jogador atuará pelo seu time no primeiro ou segundo tempo. Continuando no exemplo do Loco Abreu, os capitães de Uruguai e Botafogo escolheriam se o querem para o primeiro ou segundo tempo”, completou o porta-voz.

Porém, caso o campeão da Libertadores seja o mesmo do país sede da Copa da Mundo, o vice-campão se qualifica automaticamente, desde que esse clube não utilize uniforme de cor branca.

Total
0
Shares
4 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Depois de José Padilha, Lula também pede para sair de lista de apoio a Dilma

Next Article

Pesquisa Ibope indica vitória no segundo turno

Related Posts