Especial: Como Sair de uma Comunidade no Orkut

orkut-comunidades
Participar de certas Comunidades pode trazer humilhação e desprezo a seus membros.

Está comprovado, os usuários brasileiros não conseguem sair de comunidades do Orkut.  O instituto de pesquisas DataBarrela, realizou um estudo inédito que revela esse grande obstáculo para a sociedade brasileira: milhões de pessoas não conseguem abandonar as comunidades que adotam na famosa rede social.

A diretora do DataBarrela, Suzana Almeida, revelou à nossa reportagem que um fenômeno sociológico motivou a realização da pesquisa. “Quem nunca foi reprovado em uma entrevista de emprego por participar da comunidade ‘Odeio acordar cedo’? Ou então, brigou com o parceiro por causa da ‘Quem manda em casa sou eu’?”, disse a pesquisadora.

Depoimentos revelam a dificuldade em se libertar de antigos vínculos na rede social. “Poxa, eu era metaleiro, agora sou sertanejo. Mesmo assim sou motivo de chacota pelos meus amigos porque sou da comunidade ‘Senhores do Heavy Metal’. Se eu pudesse tirar isso do meu Orkut, minha vida melhoraria 300%” confessou Auxiliar de Escritório Antônio Pinto Jr.

Situações como essa são mais comuns em usuários da nova versão do site, lançada em novembro de 2009. A secretária Maria do Carmo se disse “super feliz” quando conseguiu o convite para o novo Orkut. “Eu pedi convites para mais de 70 pessoas. Mal sabia que seria o início do fim… Não encontro mais nada e meu nome agora é ‘Adorei essa foto’. Estou pior que cachorro em dia de mudança”, reclamou Maria.

O Google, proprietário do Orkut, foi contactado pela nossa redação e disse estar ciente da dificuldade de seus usuários, e garantiu estar próximo da solução. Segundo Raquel Bezzera, gerente de marketing da empresa, uma equipe especial de 50 engenheiros está dedicando todos os esforços para resolver o problema e melhorar experiência do usuário. “Estamos pesquisando 38 tamanhos diferentes de botões no site. Com as mudanças que faremos no próximo ano, essa prática de Auto-Cyber-Bullying deve diminuir”, adiantou Raquel.
.

Guia Prático para Sair de Comunidades

Diante desse incoveniente, o Diário de Barrelas presta um serviço de utilidade pública. Se você, nosso leitor, está em uma situação parecida, basta seguir as instruções abaixo para cancelar a sua participação em qualquer comunidade:

1. Digitar no campo de busca “Diário de Barrelas”, clicar na nossa comunidade e, na sequência, clicar no link “Participar”
2. Clicar no link “Comunidades” no alto da página e depois clicar na comunidade que deseja se descadastrar
3. Procurar e clicar no botão com o link “Deixar Comunidade”
4. Repita o processo até sair de todas as Comus que deseja
.