Carros terão que estacionar em 90 graus para criar mais vagas

Visando a criação de mais vagas, prefeitura irá obrigar motoristas a estacionar seus carros a 90º da calçada

Uma nova regra para o Zona Azul na cidade de São Paulo promete causar bastante polêmica entre os cidadãos da maior cidade do país: a partir de julho, todos os carros que estacionarem na rua dentro da área do centro expandido terão que deixar seus veículos na posição de 90º graus, ou seja, transversalmente à calçada. A nova medida foi aprovada hoje pelos vereadores da cidade.

Segundo o secretário municipal dos transportes, Arnaldo de Freitas, a medida visa criar mais 20.000 vagas nas ruas de São Paulo. “A frota nunca vai deixar de crescer e o investimento público em transporte é escasso. Diante deste cenário, temos que usar da criatividade para tentar melhorar o fluxo de veículos na cidade”.

Mas as opiniões contrárias já começaram a surgir: “Eu comprei o meu Tucson 20 válvulas apenas para ocupar uma vaga bem grandona e exibir todo meu dinheiro, mas agora vieram cortar meu barato”, disse um executivo que trabalha no Itaim. Já uma grande montadora promete entrar na justiça contra a nova regulamentação. “Não acho que ela vai ajudar em alguma coisa. Além disso, nosso carro acaba perdendo o seu grande diferencial competitivo, que é o de ser pequenininho e caber em qualquer vaga”, declarou membro da equipe de marketing do carro Smart.

Por outro lado, uma categoria ficou bastante feliz com a resolução: a das escolas de motorista. “A grande dificuldade das pessoas que estão começando a dirigir é sempre com a balisa. Com a nova lei, vai ser como estacionar num shopping, ou seja, qualquer velhinha ou adolescente cheio de espinhas na cara… quer dizer, qualquer motorista terá muito mais facilidade ao para seu carro em uma vaga”, alega o presidente do sindicato das escolas de habilitação, Trancoso de Souza.

A nova medida entra em vigor na capital a partir do dia 04 de julho. Dessa data em diante, qualquer carro que esteja estacionado rente à calçada, na área do centro expandido, será multado em R$ 175,28, com a soma de 5 pontos na carteira do motorista.