Apple lança Urna Eletrônica que sugere candidatos

Steve Jobs apresenta iVote, nova Urna Eletrônica mais leve e moderna criada pela Apple.

A magnífica mente de Steve Jobs agora está a trabalho do processo eleitoral brasileiro. Em conferência da Apple, o executivo apresentou a iVote, a inovadora urna eletrônica desenvolvida pela empresa de Cupertino.

Com design que homenageia a versão clássica da Urna 1994, o novo produto ajudará ao eleitor no momento da votação.

Baseadas no novo sistema operacional OSE 1.0, as novas Urnas brasileiras prometem uma experiência de voto muito mais rica.

“O brasileiro já é obrigado a votar. Então, nosso objetivo é transformar o pleito em algo mágico! Fazer a pessoa ter vontade de votar novamente! Queremos que ele ame a urna!”, explicou Jobs.

Pesando apenas 840 gramas e com tela de altíssima resolução sensível a toque, a urna fará relacionamentos com as escolhas de eleições anteriores e corrigirá erros de digitação.

Antes da votação de cada cargo o software irá relembrar ao eleitor seu voto do pleito passado, pergunanto se deseja repetir o voto naquele candidato.

Outra novidade será a sugestão de candidatos de acordo com o histórico de votos. Por exemplo, se o eleitor votar no Tiririca para Deputado Estadual, o novo algoritmo poderá sugerir automaticamente a Mulher Melão ou Batoré para a vaga de Senador.

“A iVote é algo revolucionário! Para as Eleições Municipais em 2012 abriremos a possibilidade para desenvolvedores criarem novos softwares para a urna. Cada TRE (Tribunal Regional Eleitorial) poderá personalizar sua urna usando aplicativos baixados pelo iTunes”, se empolgou o CEO da Apple.

Até lá a empresa também espera solucionar um problema grave da iVote. Na versão atual, eleitores destros podem bloquear o sinal de transmissão 3G da urna quando o número do candidato é digitado.

Como paliativo a Apple distribuirá gratuitamente santinhos para orientar os eleitores a votar sem esse tipo de problema.