África do Sul conclui estádios para Copa de Bigas

Os estádios africanos estão em perfeitas condições para receber corridas da antiguidade.

Parecia ser impossível, mas o Ministério dos Esportes da África do Sul anunciou na manhã de hoje a entrega dos estádios que serão utilizados na Copa Romana de Nações em junho.

Há menos de um mês para o início do evento, as obras foram concluídas a tempo e as arenas já estão disponíveis para o maior evento esportivo da história pré-cristã.

“Está tudo pronto”, declarou Jim Weredyke, presidente do comitê organizador dos jogos. “Houve um atraso nas obras, mas felizmente terminamos os estádios no prazo combinado com a Federação de Esportes Romanos”

A Federacao duvidava que a África do Sul conseguiria entregar os estádios, uma vez que o país nao construiu nenhuma arena nova, apenas remendou as que possuia.

Entre os estádios apresentados, o que mais impressiona é o de Johanesburgo, onde ocorrerão as corridas de bigas. A arquitetura dos anos 60 contrasta com a terra batida da arena de corridas, criando um visual peculiar.

Imortalizadas pelo filme Ben-Hur, as corrida de bigas (carro romano de duas ou quatro rodas, puxado por dois cavalos) é o esporte mais popular da Copa Romana. Entre os favoritos para vencer o torneio de biga estão a sempre favorita Itália e a Alemanha. A equipe da Tunísia também tem chances, pois vem com o time completo e traz a tradição cartaginesa para o mundial.

Outro estádio construído especialmente para a Copa é o de Durban, que abrigará os combates de gladiadores. Para esta competição, o Brasil chega como azarão por competir com gladiadores que nunca jogaram um mundial.

“Perdemos todos nossos gladiadores na Copa passada, mas neste ano contaremos com as revelações Anderson Frango e Pitu para tentar chegar até as oitavas”, comentou Rômulo Ramalho, treinador da seleção brasileira de gladiadores.

“Como a Copa Romana de Nações de 2014 será aqui no Brasil, é questão de honra para nós fazermos grandes participações nos torneios de biga e de gladiadores”, disse Ramalho.